Um guia de viagens em Legend of Zelda: Skyward Sword

22-11-2011 14:33

 



imagem


The Legend of Zelda: Skyward Sword é um jogo gigantesco, e um pouco menos direto que os outros Zeldas recentes. Eu não quero estragar as surpresas do jogo, mas gostaria de dar algumas dicas a quem estiver começando, assim você poderá aproveitar melhor o jogo. 

Pense, mais uma vez, que isso é um guia de viagem. A diferença é que você não está indo com o povo da escola para Salvador ? está indo para uma cidade no meio das nuvens (e sem trio elétrico). 

1) Não se preocupe tanto com a história 

Apesar de o jogo supostamente se passar antes dos eventos de Ocarina of Time e explicar algumas coisas do universo de Legend of Zelda, não é necessário saber o que aconteceu em todos os 25 anos da série para apreciar Skyward Sword. Talvez você perca algumas referências, mas nada vital. 

2) Jogue de pé 

Você até pode jogar sentado, mas vai precisar de uma postura correta (costas eretas e na ponta do sofá) quando estiver lutando. Você precisa de espaço para usar a espada sem obstruções nas oito direções. Só vai ser fundamental ficar de pé, mesmo, quando você estiver rolando bombas. Não se trata de nenhum Wii Sports, já que você não precisa balançar seu braço, mas é preciso abaixar a mão e dar uma pequena sacudida. Talvez ir um pouco mais para frente, ainda sentado, abaixar o controle perto da perna e balançar a mão sem se levantar também funcione. 

3) Escolha uma mão para o Wii Remote 

Link só vai segurar a espada na mão direita e o escudo na esquerda. Não há modo canhoto. Mas você pode trocar as mãos com as quais segura o controle remoto e o Nunchuk. O jogo exige que você balance o WiiMote nas oito direções da bússola, então use uma mão que consiga fazer isso rápida e precisamente. Muitos inimigos são vulneráveis apenas por um curto período de tempo, já que ficam trocando o padrão de defesa, então você precisa ser rápido e certeiro. Eu sou canhoto, mas fiquei confortável jogando com o WiiMote na mão direita, que é o que faço normalmente. 

4) Desligue a silhueta do controle que fica do lado direito da tela 

 

A opção aparece depois de uma ou duas horas de jogo. 

5) Preste atenção no ambiente 

Leia as placas de Skyloft, a cidade principal do jogo. Aprenda onde as pessoas moram. Visite as casas delas de dia e de noite. Em um primeiro momento isso pode parecer cansativo e sem sentido, já que a cidade é cheia de gente. Mas o jogo vai aos poucos trazendo até você sidequests relacionadas a praticamente todos os moradores. Quanto mais rápido você se familiarizar com eles, mais cedo poderá pegar a deixa de que há uma missão esperando ? e mais cedo você saberá quem pode ajudar com as ditas missões. Você saberá que um personagem está pronto para dar uma missão quando houver um balão de diálogo laranja sobre a cabeça dele. 

6) Ajude a mãe de Kukiel 

A primeira sidequest surge logo depois que você sai do grande templo em Skyloft. Uma mulher vem para contar que o filho dela desapareceu, então ajude-a. Ao final da missão, você vai aprender como o sistema de sidequests funciona, como elas podem lhe ajudar e o que você pode ganhar com isso. Lembre-se de que não existe um "quest log", então você vai precisar se lembrar das missões que pegou. Se você esquecer, pode ir à pedra perto da academia do espadachim. A pedra é parte do sistema de dicas do jogo e dá uma lista de vídeos que mostram como resolver várias das quests. Se você começou uma, um vídeo que mostra a solução fatalmente estará lá. Não estou recomendando que você acabe com a diversão e assista às soluções. Mas é uma forma de ver a lista de quests para lembrar melhor quais já estão em andamento. 

7) Não perca tempo com os vários sistemas de dicas 

Se você ficar sem jogar por um tempo, pergunte a Fi, sua companheira, qual é o seu objetivo atual, mas não dê bola para as "dicas" e "rumores": elas servem para quem não costuma jogar muito. A pedra já mencionada, com suas vídeo-aulas, cumprem um bom papel, mas não acho que você vá precisar usá-las mais que uma ou duas vezes. A cartomante é ignorável na maior parte do tempo, mas de vez em quando ela ajuda a lembrar quais insetos existem em cada região do mundo, o que é bem útil. 

imagem


8 ) Não fique noiado com os colecionáveis 

O jogo registra no inventário todos os insetos e tesouros que você pega. Os insetos você pega com a rede. Já os tesouros podem ser desenterrados, derrubados por inimigos e encontrados em baús. Você usa os insetos para melhorar poções, e tesouros para melhorar itens. Eu evoluí minhas poções duas vezes, então não acho que isso seja essencial. Mas mexi em quase todo os itens que tinha, várias vezes. Estava preocupado com a possibilidade de ter que "farmar" os tesouros necessários para os upgrades. Mas não foi preciso. Fui jogando da forma mais natural possível, coletando o que via, nunca me dediquei a caçar os tesouros. Confie em mim: não precisa se preocupar muito. O que for realmente necessário vai vir naturalmente (principalmente se você carregar a medalha que aumenta as chances de um item desses aparecer). 

9) Pegue o escudo roxo assim que ele estiver disponível 

Ele é o segundo melhor do jogo (por um motivo que voce vai saber qual é quando chegar a hora). O melhor escudo só aparece bem depois e é difícil de pegar. 

10) Vá dormir na loja do Beedle 

Depois saia e converse com ele. 

11) Não tenha medo de explorar 

Você é mais que bem-vindo a explorar o game como quiser e até ignorar a próxima missão de história. Você pode, na real, até encontrar alguns itens de quests menores antes mesmos de "ativar" as missões. Isso é bacana. Mais bacana ainda é o fato de que os designers previram que você poderia fazer isso e colocaram falas específicas para os personagens que percebem que você está à frente do próprio jogo. 

12) Copie o seu save final 

Fica muito claro quando você chega no último momento em que pode salvar o seu jogo. Vários personagens vão dizer que você está no ponto sem retorno. Você não só deve salvar nessa hora, mas também sair do jogo e copiar esse save para um dos espaços vazios (são três no total). Isso vai permitir que você volte, caso queira, para terminar as sidequests. 

13) Bata nos cubos das Deusas 

Se você vir um cubo cinza, bata nele. Sempre. Eles destravam certas coisas lá nas nuvens.

 

google7fc1be41357979ef.html