World of Warcraft: 7 anos depois, um sobrevivente
25-11-2011 19:09
Em uma indústria em que jogos com menos de um mês de idade já ficam mais baratos e caem no esquecimento, World of Warcraft é uma exceção, digamos, excepcional.
O jogo, que acabou de fazer sete anos de vida, foi anunciado em 2001. O fato de ele ainda estar na ativa não só é impressionante, mas também é prova do quão viciante e bem-sucedido ele é.
Para te dar uma ideia de como o jogo é velho, vejamos os outros games que foramlançados na mesma época, no fim do ano de 2004. Alguns deles eram muito bons, mas nenhum ainda tem mais de 10 milhões de usuários até hoje.
World of Warcraft foi lançado nos EUA (e na Austrália) em 23 de novembro daquele ano. Aquele foi, e talvez continue sendo, o maior período de Festas de todos os tempos, pelo menos em termos de número de "blockbusters" lançados. E ainda assim, depois de milhões de cópias vendidas, praticamente todos eles foram suplantados por novos episódios em suas respectivas séries. Em vários casos, as plataformas nas quais eles foram lançados nem existem mais.
World of Warcraft, por sua vez, continua bem vivo ? e chega no Brasil em breve.
Grand Theft Auto: San Andreas (26 de outubro de 2004)
Sem dúvida, o maior lançamento daquele ano. A Rockstar vendeu mais de 20 milhões de cópias de San Andreas e ele continua sendo, até hoje, um dos games mais vendidos da história. Eu diria que é o único que foi jogado por tantas pessoas quanto World of Warcraft, apesar de ter sido substituído por GTA IV em 2008. (E ele está sendo levemente relembrado em GTA V).
Counter-Strike: Source (1º de novembro de 2004)
Se San Andreas foi o único jogo a empatar com WoW em termos de jogadores, este é o único que se compara quando o assunto é longevidade. A primeira e única grande atualização da série Counter-Strike tem muitos adeptos até hoje e provavelmente não sairá de cena quando CS: Global Offensive for lançado. Uma grande conquista por si só, apesar de o jogo não ter mais de 10 milhões de pessoas nos seus servidores todos os meses.
Killzone (2 de novembro de 2004)
Aqui está o primeiro Killzone, a estreia decepcionante da série no PS2. O que um dia foi supostamente um "Halo-killer" acabou sendo uma viagem lenta e linear por ambientes sem graça. Killzone 2 ficou marcado por chegar junto com oPlayStation 3; Killzone: Liberation ficou na história por ser surpreendentemente bom; e Killzone 3 ganhou seu espaço por ser surpreendentemente divertido. Se alguém lembrar do primeiro Killzone, é pura sorte.
EverQuest II (8 de novembro de 2004)
Ah, o destino. É fácil esquecer que em 2004, World of Warcraft estava chegando em um mercado de MMOs dominado pelo primeiro EverQuest ? que, diziam, seria um páreo duro para o jogo da Blizzard, e poderia "esmagá-lo com seus 'gráficos superiores'". Coisa que, bem, não aconteceu. Para dar o devido crédito, EverQuestainda tem muitos jogadores e recebe expansões. Mas ele tem vivido por tanto tempo na sombra de WoW, que ele deve achar que o Sol simplesmente desapareceu nas primeiras horas de 2005.
Halo 2 (9 de novembro de 2004)
Desde que Halo 2 foi lançado, a série ganhou mais três jogos. O seu console, oXbox original, não é mais vendido. Halo 2 pode até ser visto como o pior da turma, mas em 2004 ninguém sabia disso. Pelo menos o trailer ainda é incrível. Eu diria, na verdade, que é um dos mais eficientes da história recente.
Need for Speed: Underground 2 (15 de novembro de 2004)
A franquia de corrida da EA entrou numa bela decadência de lá para cá. Mas por alguns anos, curtos e brilhantes, enquanto ela usava o nome "Undeground", foi um grande sucesso. Mas nada disso foi suficiente para impedir Need de passar os sete anos seguintes na busca desesperadora por uma identidade.
Metal Gear Solid 3: Snake Eater (17 de novembro de 2004)
Poucos jogos dessa lista mostram tão bem a passagem do tempo quanto MGS3. Ele teve não um, mas dois relançamentos: um para o 3DS e outro para o PS3. Um já está por aí, mas a versão portátil ainda não foi lançada.
Super Mario 64 DS (21/11)
Em novembro de 2004, a Nintendo relançou um jogo de Nintendo 64 como uma das principais atrações de seu novo portátil. Em 2011? bom, algumas coisas nunca mudam.
Em uma indústria em que jogos com menos de um mês de idade já ficam mais baratos e caem no esquecimento, World of Warcraft é uma exceção, digamos, excepcional.
World of Warcraft foi lançado nos EUA (e na Austrália) em 23 de novembro daquele ano. Aquele foi, e talvez continue sendo, o maior período de Festas de todos os tempos, pelo menos em termos de número de "blockbusters" lançados. E ainda assim, depois de milhões de cópias vendidas, praticamente todos eles foram suplantados por novos episódios em suas respectivas séries. Em vários casos, as plataformas nas quais eles foram lançados nem existem mais.
World of Warcraft, por sua vez, continua bem vivo ? e chega no Brasil em breve.
Grand Theft Auto: San Andreas (26 de outubro de 2004)
Counter-Strike: Source (1º de novembro de 2004)
Se San Andreas foi o único jogo a empatar com WoW em termos de jogadores, este é o único que se compara quando o assunto é longevidade. A primeira e única grande atualização da série Counter-Strike tem muitos adeptos até hoje e provavelmente não sairá de cena quando CS: Global Offensive
Killzone (2 de novembro de 2004)
Aqui está o primeiro Killzone, a estreia decepcionante da série no PS2. O que um dia foi supostamente um "Halo-killer" acabou sendo uma viagem lenta e linear por ambientes sem graça. Killzone 2 ficou marcado por chegar junto com oPlayStation 3; Killzone: Liberation ficou na história por ser surpreendentemente bom; e Killzone 3 ganhou seu espaço por ser surpreendentemente divertido. Se alguém lembrar do primeiro Killzone, é pura sorte.
EverQuest II (8 de novembro de 2004)

Ah, o destino. É fácil esquecer que em 2004, World of Warcraft estava chegando em um mercado de MMOs dominado pelo primeiro EverQuest ? que, diziam, seria um páreo duro para o jogo da Blizzard, e poderia "esmagá-lo com seus 'gráficos superiores'". Coisa que, bem, não aconteceu. Para dar o devido crédito, EverQuestainda tem muitos jogadores e recebe expansões. Mas ele tem vivido por tanto tempo na sombra de WoW, que ele deve achar que o Sol simplesmente desapareceu nas primeiras horas de 2005.
Halo 2 (9 de novembro de 2004)
Desde que Halo 2 foi lançado, a série ganhou mais três jogos. O seu console, oXbox original, não é mais vendido. Halo 2 pode até ser visto como o pior da turma, mas em 2004 ninguém sabia disso. Pelo menos o trailer ainda é incrível. Eu diria, na verdade, que é um dos mais eficientes da história recente.
Need for Speed: Underground 2 (15 de novembro de 2004)
A franquia de corrida da EA entrou numa bela decadência de lá para cá. Mas por alguns anos, curtos e brilhantes, enquanto ela usava o nome "Undeground", foi um grande sucesso. Mas nada disso foi suficiente para impedir Need de passar os sete anos seguintes na busca desesperadora por uma identidade.
Metal Gear Solid 3: Snake Eater (17 de novembro de 2004)
Poucos jogos dessa lista mostram tão bem a passagem do tempo quanto MGS3. Ele teve não um, mas dois relançamentos: um para o 3DS e outro para o PS3. Um já está por aí, mas a versão portátil ainda não foi lançada.
Super Mario 64 DS (21/11)
Em novembro de 2004, a Nintendo relançou um jogo de Nintendo 64 como uma das principais atrações de seu novo portátil. Em 2011? bom, algumas coisas nunca mudam.
google7fc1be41357979ef.html