Word: como converter documentos em livros eletrônicos (e-books)

10-07-2012 16:29

 

Os e-books chegaram para facilitar ainda mais a leitura, e também para torná-la mais prática e divertida. Mas você já pensou em criar seus próprios livros digitais ou mesmo em converter arquivos em DOC para um formato de leitura digital? Não, isso não é impossível e pode ser feito sem muita experiência. Basta ficar atento a estas dicas para se transformar em um verdadeiro escritor.

O seu documento

No intuito de evitar problemas com seu trabalho, faça uma cópia dele e mantenha o item original a salvo. Para que o serviço reconheça o tipo de arquivo utilizado, é preciso que o seu documento esteja no formato DOC. Caso você esteja utilizando uma versão do MS Word 2007 ou 2010, acesse o menu “Arquivo”, clique em “Salvar como” e salve o arquivo como “Documento do Word 97-2003”.

A preparação do seu texto

Antes de converter seu documento, é preciso que seu texto já esteja pronto e formatado. Entretanto, a formatação deve seguir os passos deste guia (em inglês), que é fornecido pelo serviço que você utilizará para criar seu e-book. Além disso, esse manual também mostra todos os passos de como fazer tudo direitinho nos mínimos detalhes, garantindo que tudo funcione ao final do processo.

Para deixar o processo ainda mais fácil para você, aqui vão algumas dicas sobre o que fazer em seu texto no intuito de prevenir erros:

  • Mantenha seu texto o mais simples possível;
  • Não crie recuos de parágrafo tabulados (tecla Tab) ou com a tecla Espaço;
  • Não repita a tecla Enter por mais de quatro vezes consecutivas em seu texto;
  • Nunca utilize tabelas ou caixas de texto para organizar o conteúdo;
  • Verifique a correta separação entre parágrafos;
  • Utilize fontes mais simples, como Times New Roman, Garamond ou Arial.

Mais detalhes sobre a formatação

Apesar de ser uma função conhecida, acione a função “Mostrar tudo” antes de começar a formatar o arquivo a ser transformado em e-book. Isso ajuda você a visualizar os erros que não devem estar presentes em seu texto. Além disso, use o estilo “Normal”.

Elimine todos os espaços entre parágrafos. Isso faz com que a o conteúdo do seu e-book seja linear e não apresente “buracos” durante a leitura.

Ao adicionar hiperlinks, lembre-se sempre de inserir o endereço por completo, ou seja, o “https://” também deve fazer parte dele. A inserção de links pode ser feita normalmente: no Word, selecione o texto a receber o link, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção “Hiperlink”. Cole a URL e clique em “OK”.

Transformando seu texto em um e-book

Com seu texto devidamente formatado, chegou a hora de transformá-lo. Acesse o Smashwords e faça um cadastro gratuito. Isso é necessário para ter acesso às ferramentas de conversão e publicação de livros.

Com seu cadastro ativado, clique em “Publish” no topo da página inicial. Em “Title and synopsis”, insira o nome do seu livro no campo “Title” e uma breve descrição dele em “Short description”.

Mais abaixo, selecione o idioma do seu livro em “Language of book” e marque a opção “My book contains adult content” caso seu trabalho possua material inadequado para menores de idade. Em “Pricing and sampling”, selecione a opção “Make my book free”, mas você poderá mudar isso caso queira vender seu livro, o que também é possível dentro do site.

Na área “Categorization”, escolha a categoria na qual seu livro mais se encaixa, no campo “Primary category” ou em uma que seja a mais próxima possível.

Depois, chegou a hora de escolher o formato para o qual você deseja converter seu texto. Por padrão, todos os formatos suportados já estão marcados, mas você pode desmarcar extensões desnecessárias que não sejam do seu interesse.

Se o seu objetivo é simplesmente converter seu arquivo em e-book, não é necessário adicionar uma capa. Entretanto, é possível fazer isso no campo “Cover image”. Clique em “Escolher arquivo” e selecione uma imagem que esteja de acordo com os requisitos do site. Isso também pode ser feito depois.

Em “Select file of book to publish”, você fará o upload do arquivo em DOC que foi formatado. Clique em “Escolher arquivo” e selecione o documento a ser convertido. Caso haja algum erro nesse momento, você será notificado e verá o que pode ser feito para corrigi-lo. Lembre-se também de que o tamanho máximo do arquivo é de 5 MB.

Por fim, leia os termos de uso e publicação de livros e clique em “Publish” para dar início ao processo de conversão.

Se for necessário rever possíveis erros ao término da transformação, clique em “Click here to review the recommended modifications”. Caso contrário, basta selecionar “Proceed to the new page for your work” para seguir em frente.

Pronto! Na página que se abre, basta selecionar o formato desejado do seu e-book e efetuar o download. Depois disso, você só precisa passar o arquivo baixado para o seu dispositivo e aproveitar a leitura.

Para ter acesso a todos os seus livros, adicionar novas capas, modificar títulos etc., basta clicar em “Dashboard”, na parte superior da página inicial. Esperamos que você tenha gostado deste tutorial e que possa criar muitos e-books a partir de agora.



Leia mais em: https://www.tecmundo.com.br/como-e-feito/26444-word-como-converter-documentos-em-livros-eletronicos-e-books-.htm#ixzz20FXzv1Ih

google7fc1be41357979ef.html