Nova Placa-Mãe Asrock X79 Extreme9

18-12-2011 10:09

 

A ASRock apresentou a Extreme9, seu primeiro modelo de placa-mãe baseada na nova plataforma X79 da Intel, voltada para os Sandy Bridge-E. Com soquete LGA2011, a placa oferece material de ótima qualidade e traz a expectativa de apagar a má impressão de alguns modelos do chipset Z68 da marca. 
  Destinada ao mercado de alta performance, a Extreme9 oferece oito slots para memórias DDR3 (barramento máximo de 2400MHz). São cinco slots PCI Express x16 que farão a festa dos gamers que não dispensam uma pequena coleção de placas gráficas trabalhando em paralelo, sejam em SLI ou CrossFireX. A placa oferece suporte ao futuro padrão PCIe 3.0 para uma nova geração de placas de vídeo que sequer estão no mercado. 
  Conforme você pode ver na foto, há uma placa "embutida" da ASRock. Ela é a ASRock Gamer Blaster, que basicamente oferece saída Ethernet de alta velocidade e som Creative Sound com áudio de 7.1 canais. A Gamer Blaster dispõe de uma CPU exclusiva para processamento de áudio e isso desonera o trabalho do Core iX que o usuário escolher para montar na sua placa. 


imagem

  Além de tudo isso, o pacote permite até oito dispositivos SATA 6 Gbps (seis controladas pelo onipresente chip da Marvell e duas outras à cargo do chipset). Há também quatro portas SATA 3 Gbps. A ASRock não economizou em termos de USB: são oito portas no padrão 3.0, quatro no painel traseiro da placa e as outras quatro podem ser instaladas na parte frontal do gabinete. 
 
Pensando no overclock, a placa utiliza dissipadores de calor e componentes de alta qualidade. A tal ponto que o chipset Intel X79 ganhou um cooler ? as sucessivas gerações de chips controladores da companhia vem se tornando cada vez mais quentes e é interessante a preocupação da ASRock em procurar manter o chip bem refrigerado.

google7fc1be41357979ef.html