Cientistas criam tela sensível ao toque que permite sentir botões virtuais

10-05-2011 20:43

 As telas sensíveis ao toque desenvolvidas hoje em dia, não importa se são capacitivas ou resistivas, têm um ponto em comum. Elas são lisas. Não há como instalar um botão físico nela, pois nem sempre o botão estará presente. Alguns dos aparelhos em que são instaladas as telas até utilizam um artifício chamado de haptic feedback que simula o apertar de um botão ao tremer o aparelho quando a tela sente um toque. Mas esse é um recurso que só imita a sensação de um botão e alguns usuários de celular sabem que essa não é uma tarefa bem feita. 


Um grupo de cientistas canadenses da Universidade de British Columbia, no entanto, podem ter criado a solução perfeita para esses casos. O trio de cientistas Vincent Levesque, Karon MacLean e Louise Oram apresentou hoje a tecnologia chamada TPad. Trata-se de uma tela sensível ao toque diferente, que tem uma superfície vibratória entre o sensor responsável por detectar o toque e o vidro da tela propriamente dita. 

Para transmitir a sensação de um botão, por exemplo, a vibração é desativada em um ponto específico, acima do vidro, enquanto que continua no resto da superfície. O truque é diminuir a intensidade da vibração ou até mesmo desligá-la para enganar o cérebro e fazer com que o dedo sinta um botão que não está ali. 

O primeiro protótipo dessa tecnologia foi apresentado hoje a durante a Conference on Human Factors in Computing Systems, que acontece em Vancouver até essa quinta-feira.

google7fc1be41357979ef.html