China pretende ligar o mundo em uma rede de alta velocidade

16-06-2011 13:47

 



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No ano passado, a China estabeleceu um plano para ligar a sua rede ferroviária de alta velocidade por toda a Euroásia, desde a China até Londres, passando por diversos pontos estratégicos, como uma linha para Cingapura. E, naturalmente, uma onda na Internet chamou o projeto de politicamente insustentável e inviável economicamente, um "projeto utópico" resultante de um regime excessivamente ambicioso. 

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Utópico ou não, o fato é que a China já começou a construção da sua linha ferroviária, atualmente ligando-se ao Laos, a primeira etapa que irá terminar em Cingapura. 

O plano final dessa primeira etapa é estender a linha através do Vietnã, Camboja, Mianmar (Birmânia), Tailândia e Malásia em seu caminho para o fundo da Península Malasiana. Para isso, a China terá de negociar com uma série de diferentes governos - alguns dos quais são inimigos - E parece que a China está começando com o caminho de menor resistência. 

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De uma perspectiva mais macro, é o primeiro passo na integração de uma região geográfica conhecida historicamente por acentuada divergências políticas entre os vizinhos e os regimes isolacionistas. 

A Segunda etapa que terminará em 2020, ligará Beijing à Londres, passando por centros importantes como Moscou, Berlim, Paris, Amsterdã, etc. A terceira etapa, que ainda não está claramente definida "quando", pretende ligar-se a África e as Américas. Está ultima possivelmente através de uma rede submarina de alta velocidade. 

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Neste primeiro momento, os Super Trens alcançarão velocidades próximas de 500 km/h, com planos de dobrar essa velocidade no futuro. Ainda não há informações sobre o custo das passagens, ou muito menos se com um único ticket você pode rodar o mundo, como acontece atualmente com a linha ferroviária Européia. 

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