AMD Bulldozer: Real contagem de transistores e surpreendente sucesso em vendas

04-12-2011 11:41

 



AMD Bulldozer tem 800 milhões de Transístores a menos do que se pensava! 

Os atuais Bulldozer FX da AMD tornaram-se artistas medíocres em quase todos os reviews e benchmarks até agora, as vezes ficando atras até dos Phenons II, e certamente, não são páreo para a concorrência da Intel. Para adicionar a tudo isso, parece que a AMD nem se quer sabe quantos transistores o chip tem. Anand La Shimpi do site Anandtech recebeu um e-mail do departamento de RP (Relações Públicas) da AMD e isto é o que ele tem a compartilhar: 

Isto é um pouco incomum. Eu recebi um e-mail do RP da AMD esta semana me pedindo para corrigir a contagem de transistores do Bulldozer em nosso review do Sandy Bridge-E. O número incorreto, dado por mim (e outros reviews) informadopelo RP da AMD à cerca de três meses atrás foi de 2 bilhões de transistores. A contagem real dos transistores do Bulldozer é, aparentemente, 1.2 Bilhão de transistores. Eu não tenho explicação para o número original errado, apenas que o novo número verificado pelo meu contato é realmente correto. A área total do die do Bulldozer de 4 módulos e 8 cores permanece 315 mm². 

imagem


imagem


Algo tão basico como o número real dos transistores de seu principal produto, não era conhecido até meses depois de seu lançamento. Este tipo de informação seria de conhecimento comum dentro da empresa no momento em que o primeiro tape-out está pronto durante a fase de concepção, então isso deve ter alguma explicação? Se esta é uma tentativa de fazer o processador ficar mais "atraente", mostrando que se pode fazer mais com menos, então este tiro do RP saiu pela culatra e teria sido melhor deixar o "erro" passar despercebido. Paradoxalmente, os processadores FX são um sucesso de venda, como vai ver abaixo. 



AMD Bulldozer, um sucesso surpreendentemente de vendas. Vítimas: Phenom II e Athlon II 

A nova série de processadores FX Bulldozer pode ter desempenho sem brilho em benchmarks e reviews e tem gerado desprezo considerável em círculos entusiastas, mas eles tem desempenho bom para linha da AMD. Incrivelmente, eles estão vendendo rápido, logo que as lojas os tem em estoque - e eles nem sequer tem preços muito competitivos contra as ofertas da Intel - por isso, talvez, o comercializado como "É uma CPU de 8 núcleos!" está trabalhando bem sobre os "entusiastas desinformados", afinal? Tenham em mente, vocês entusiastas, porém desinformados, não sabem exatamente como executar estes produtos? Todos os sites de tecnologia e revistas de informática importantes cobriram este chip até agora. 

imagem


Infelizmente as vitimas desse sucesso são os injustiçados e decentes Phenom II e Athlon II, que sempre tiveram um preço muito bom, dando um bom lucro para os vendedores. A razão é o conflito entre a fabricação dos 45 nm e 32 nm, e por isso faz sentido para AMD descontinuar a produção dos produtos velhos em favor de uma nova cara nas prateleiras. A AMD vai parar a distribuição de todos os Athlons II e Phenoms II, mas com uma exceção. O Zosma de 6 núcleos II X4 960T continuará disponível até que os estoques em funcionamento estejam acabados. Este tem 2 núcleos desativados, tornado-se uma CPU quad core, com sorte podendo serem desbloqueados. Se estiver pensando em comprar um desses chips descontinuados, melhor ser rápido. 

 

google7fc1be41357979ef.html

Crie o seu site grátis Webnode